Alunos da UEA ficam em terceiro lugar no SAE Brasil AeroDesign 2017

Ocupando a terceira posição no pódio da 19ª edição da competição SAE Brasil AeroDesign 2017, uma equipe de 15 alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) está trazendo para o norte o troféu da classe Advanced, depois de terem construído um avião não tripulado, controlado via rádio e com capacidade de atingir velocidade de 20m/s e transportar 13 kg de blocos de ferro. A competição aconteceu de 26 a 29 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, SP.

Conhecida como equipe Urutau Aerodesign, o grupo de estudantes já participa da competição há alguns anos. Ao desenvolver a aeronave inscrita na classe Advanced, os Uruatu apostaram em um design simples e eficiente, com possibilidade de montagem e desmontagem rápida – itens considerados importantes para pontuação. Além da questão lúdica, a competição também estimula a aplicação dos futuros engenheiros no mercado profissional.

“Essa competição nos possibilita desenvolver habilidades como a responsabilidade, trabalho em equipe e organização. Além disso, nós podemos colocar em prática o que temos aprendido dentro da sala de aula e ainda trocar experiência com outros alunos de outras instituições do país”, comentou.

A equipe do Amazonas foi a única que representou o Norte do país, integrando-se a outras 94 equipes inscritas nesta edição, sendo 89 brasileiras e cinco estrangeiras.

A competição

O programa Competição SAE Brasil AeroDesign é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia, que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, através de aplicações práticas e da competição entre equipes. Ao participar do programa SAE AeroDesign, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde sua a concepção, projeto detalhado, construção e testes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *